Sobre o programa

AUXÍLIO BOA VISÃO

QUEM SOMOS

Em mais de 10 anos atuando no segmento ótico, um grupo de empresários percebeu que apesar de esforços governamentais, campanhas e varejistas que tentem oferecer boas oportunidades, a saúde visual ainda é um grande desafio e o valor dos óculos e lentes são importantes limitadores.

NOSSO COMPROMISSO

O programa Auxílio Boa Visão busca ser a ponte que oferecerá óculos a preços acessíveis para pessoas em condições de vulnerabilidade. Não se trata de privilégio, é justiça social. É direito de todos enxergar as oportunidades de transformação, sejam crianças, adultos ou na melhor idade. Enxergar bem é uma importante ferramenta para a educação e para o trabalho.

MAIOR OCORRÊNCIA DE ERROS REFRATIVOS

Miopia

Pode causar dificuldades de nitidez e embaçamento para visualizar objetos a longas distâncias. Sua visão melhora quando se vê objetos próximos, porém, os que estiverem mais distantes – como placas e pessoas do outro lado da rua – sofrerão dificuldades para serem visualizados.

Astigmatismo

Pode causar dificuldade de nitidez e embaçamento para visualizar e focar objetos mais próximos, como para ler um livro ou também em longas distâncias, como placas de trânsito. Pessoas que possuem astigmatismo, muitas vezes podem ser míope ou hipermétrope também.

Hipermetropia

Pode causar dificuldade de nitidez e foco para visualizar objetos que estão mais próximos, como uma leitura, escrita, crochê e outras tarefas em que você precise ter os objetos mais próximos do seu contato visual. Em casos de hipermetropia reduzida, a pessoa vê corretamente para perto, porém, este esforço pode provocar cansaço ocular e possíveis dores de cabeça.

Presbiopia

Popularmente conhecida como “vista cansada” ou “síndrome do braço curto”, surge a partir dos 40 anos e é quase inevitável dada a perda da capacidade acomodativa, ou seja, dificuldade de focalização do olho, o que significa um inconveniente em enxergar de perto.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

PARA DEFICIÊNCIA DEVIDO À DOENÇAS OCULARES

(Fonte: As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019 – Parte 6 |1ª Edição)

IDADE

A deficiência visual é desigualmente distribuída entre os grupos etários. Mais de 82% de todas as pessoas cegas têm 50 anos de idade ou mais.

SEXO

Estudos indicam consistentemente que as mulheres em todas as regiões do mundo e de todas as idades têm um risco significantemente maior de deficiência visual do que os homens, principalmente por causa de sua expectativa de vida maior.

CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS

Mais de 90% das pessoas com deficiência visual no mundo vivem em países pobres ou em desenvolvimento.

OUTRAS CONDIÇÕES

Outros fatores de risco incluem o uso do tabaco, a exposição à radiação ultravioleta, a deficiência de vitamina A e distúrbios metabólicos, como o diabetes mellitus.